CLDS 4G Monção, Município de Monção &
Space Ensemble apresentam
Trilogia dos Vales
Sinopse
Trilogia dos Vales é um projeto realizado em Monção que celebra o carácter único deste território, fértil em vida e em história.
Durante duas edições percorremos os vales de Monção em busca de histórias escondidas, que refletem a tradição e a memória desta população. Monção, a sua essência distinta, é a base para a partitura musical e visual do espetáculo. Este é um contributo para a unificação e para a identidade.
A produção da primeira edição do projeto (2017) ficou a cargo do Município de Monção, em parceria com a Associação Cultural Rock’n’Cave e o coletivo artístico Space Ensemble. O projeto foi o resultado do trabalho realizado em instituições e grupos locais, liderado pelo artista e multi-instrumentista Samuel Martins Coelho que assume a direção artística e musical, contando com a realização e direção de cena de Giselle Galvão e a direção executiva de Nuno Alves.
A edição de 2022 surge como fruto do trabalho realizado junto dos idosos em isolamento no território. Esta edição foi uma produção do CLDS 4G Monção em parceria com a Associação Cultural Rock'n'Cave, a quem se juntou o coletivo artístico Space Ensemble, neste projeto liderado por Nuno Alves, que assume a direção artística, e pelo multi-instrumentista Samuel Martins Coelho que assume a direção musical.Monção, Vila Termal e Berço do Alvarinho, localiza-se no noroeste da Península Ibérica, fazendo fronteira com a Espanha através de uma Ponte Internacional sobre o Rio Minho que une o município a Salvaterra de Miño. Possui uma extensão de 206 quilómetros quadrados e 24 freguesias com diversos atrativos que “obrigam” a uma visita demorada e enriquecedora.
A um património natural e construído singular, junta variadas estruturas dedicadas ao turismo de aventura e lazer, tradições seculares em diferentes lugares do concelho, águas milagrosas que ajudam na terapia e na estética, uma gastronomia que atravessou gerações de cozinheiras e um vinho, de seu nome Alvarinho, que fica bem em qualquer mesa do mundo.
Neste concelho, sentem-se importantes pedaços de história com espaços para passear e conviver em harmonia com a natureza, regalar os olhos de admiração e respirar uma placidez quase terapêutica que enriquece o espírito e tranquiliza a alma. Mais que as palavras, valem as imagens, o pulsar das coisas, e o contacto com as pessoas. Visite Monção!
Queres saber mais sobre o projeto?
Contacta-nos!